Reunião com governo assegura benefícios a provedores

Interessada em somar, a APIMS esteve em reunião nesta segunda-feira (13) com representantes do governo para falar sobre o projeto MS Digital, a importância dos provedores regionais de internet e discutir medidas que vão beneficiar a categoria. 
Reunião com governo assegura benefícios a provedores

O Governo de Mato Grosso do Sul está em fase final de estudos para lançar o projeto MS Digital, que visa levar serviços de internet de alta velocidade a repartições públicas de todo o Estado. Interessada em somar, a APIMS (Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul) esteve em reunião nesta segunda-feira (13) com representantes do governo para falar sobre a importância dos provedores regionais de internet, e discutir medidas que irão beneficiar a categoria. “Foi uma conversa muito produtiva, ficou claro que o governo está disposto a nos colocar em evidência e quer que as coisas aconteçam de forma sincronizada. Eles sabem da importância que essas empresas têm junto à sociedade e querem contribuir pra que nosso trabalho seja cada vez melhor”, comenta o presidente da APIMS Dário Burda Júnior.

Estavam presentes no encontro: Eliane Detoni, secretária especial do Escritório de Parcerias Estratégicas da SEGOV (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica); Fabiana Saldivar, coordenadora da Unidade de PPP; Redel Furtado, coordenador do projeto MS Digital; o presidente da APIMS e a vice Neli Oliveira. O principal objetivo da proposta é interligar todos os municípios do Estado com uma rede de fibra ótica, o que irá melhorar os serviços públicos e ao mesmo tempo poderá facilitar a vida de empresários, comerciantes e usuários de internet no geral, especialmente em cidades do interior, onde o serviço ainda apresenta deficiências. A preocupação, no entanto, era que a empresa vencedora da licitação monopolizasse o fornecimento de internet nesses locais, prejudicando a concorrência com empresas regionais que já desenvolvem um trabalho de qualidade.

Para solucionar esse impasse, a APIMS fez propostas que visam uma união entre setor público e privado, e irá fornecer mais informações técnicas nas próximas reuniões programadas. “Colocamos nosso departamento técnico e jurídico à disposição pra que isso seja feito em conjunto. O governo tem uma necessidade muito grande de melhorar o acesso à internet no interior do Estado, e nós temos dificuldade de fazermos isso sozinhos, então foi proposta uma parceria para que o empresário local possa usufruir das instalações de forma que todos saiam ganhando”, explica o presidente da associação. Nos próximos encontros, a APIMS está convidada a conhecer detalhes do MS Digital e apresentar seus posicionamentos. “Vamos ver como podemos contribuir pra que esse projeto seja de fato benéfico pra todo mundo”, finaliza Dário.