APIMS busca diálogo com candidatos ao Governo sobre a importância dos provedores de Internet para o desenvolvimento do Estado

Em ofício enviado aos postulantes, entidade apresenta quatro temas centrais para inserção do segmento entre as pautas prioritárias da próxima gestão
APIMS busca diálogo com candidatos ao Governo sobre a importância dos provedores de Internet para o desenvolvimento do Estado


Entidade séria e atuante, a APIMS (Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul) buscou contato com os candidatos ao Governo do Estado para apresentar propostas para o desenvolvimento tecnológico de Mato Grosso do Sul, fomentando a geração de emprego e renda.

 

Por meio de ofícios encaminhados aos candidatos André Puccinelli (MDB), Adônis Marcos (PSOL), Capitão Contar (PRTB), Eduardo Riedel (PSDB), Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (União), a diretoria da entidade que representa mais de 300 empresas no segmento de Internet em Mato Grosso do Sul, responsáveis por levar os serviços de internet nas mais remotas regiões, apresentou quatro pontos principais aos postulantes ao Governo: I – Diálogo sobre compartilhamento de pontos/postes de energia; Implantação do PPT em Dourados (MS); Parceria na Rota Bioceânica e Infovia Digital.

 

De acordo com o presidente da Apims, Dario Burda Júnior, somados, os provedores correspondem à maior força de conectividade em Internet no Estado – correspondendo a 47% de participação no mercado, com investimentos cada vez mais substanciais na expansão e melhoria dos serviços prestados aos sul-mato-grossenses e o diálogo com o futuro governador do Estado é determinante para que o segmento receba a atenção adequada, diante de sua relevância econômica e de desenvolvimento para o Estado.

 

O setor tem suportado diversos atos legislativos em relação aos consumidores, que não abordaram estudos técnicos a respeito da possibilidade e impactos nas empresas, em relação à implementação das medidas determinadas. Por isso, com o objetivo de suavizar a avalanche de imprevistos que o setor vem lidando desde o início da pandemia, a APIMS busca o diálogo e alternativas para manter os provedores regionais em pleno funcionamento e proteger os mais de 2.500 postos de trabalho diretos e indiretos gerados”, afirma o presidente da APIMS.

 

Ainda não houve retorno por parte dos candidatos, entretanto, a associação se coloca à disposição para outros esclarecimentos e reuniões, destacando sua postura apartidária, onde o principal objetivo é a defesa dos interesses dos provedores de Internet, o que impacta diretamente na qualidade dos serviços prestados ao consumidor.

 

Consta no ofício enviado no último dia 14 de setembro de 2022 aos candidatos, os seguintes temas a serem debatidos:

 

I.              Diálogo sobre o compartilhamento de pontos/postes de energia

 

Um ponto crucial para retomada do crescimento do setor versa sobre a possibilidade de diálogo em torno do preço e dos reajustes do compartilhamento de postes de energia da concessionária elétrica. Atualmente com a alta da avassaladora do IGPM, alguns contratos estão alcançando as cifras de 31% de reajustes, gerando um impacto financeiro inesperado por parte do provedor regional.

 

Além disso, há provas de que a concessionária de energia elétrica responsável não pratica valores isonômicos com os ocupantes de suas infraestruturas, prestigiando uns com valores mais atrativos, porém deixando outros em total desvantagem com preços bem maiores. Isto tudo em desrespeito às resoluções conjuntas da Aneel e Anatel, e à Lei Geral de Telecomunicações.

 

Nesse ponto, esta Associação se propõe a dialogar e apontar alternativas que podem beneficiar as partes envolvidas, contando especialmente com a intermediação de V. Excelência junto ao Governo e/ou Congresso Federal nesta pauta, evitando que negócios sejam inviabilizados e que postos de trabalho sejam fechados no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul

 

 

II.            Implantação do  PTT em Dourados (MS)

 

Outro ponto de pauta trata da necessidade de apoio para implantação de mais PTT’s no Estado. O PTT (Ponto de Troca de Tráfego) tem a finalidade de interligar diversas organizações e facilitar a troca de pacotes de dados de Internet. O objetivo primário de um PTT é permitir que provedores se interconectem diretamente ao invés de dependerem das redes de terceiros.

 

Esta medida traz benefícios e vantagens não só às empresas, mas principalmente aos cidadãos, que passam a desfrutar de uma internet mais rápida, com menor latência e maior qualidade.

 

Hoje o Estado conta com PTT’s em somente em Campo Grande/MS, cujos data centers instalados possuem equipamentos necessários para permitir a interligação simultânea de centenas de organizações como bancos, universidades, órgãos de governo, empresas e provedores.

 

Atualmente Dourados/MS precisa da implantação um PTT para interconexão e melhorias da região, visto que quanto maior a interligação simultânea das redes de internet, maior será a conectividade aos órgãos públicos e aos cidadãos, bem como mais velocidade de internet, menos entraves e serviços de maior qualidade.

 

 

III.           Parceria na Rota Bioceânica

 

Por fim, cabe apresentar a potencialidade para parcerias com o Instituto do Livre Comércio Internacional e Bioceânica. O Corredor Rodoviário Bioceânico ou Rota Bioceânica transforma o Mato Grosso do Sul em um Estado estratégico para a integração de Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, trazendo potenciais negócios e geração de empregos e renda ao entorno.

 

Assim, a APIMS se coloca à disposição para eventuais diálogos, estudos e parcerias, relativas aos serviços de telecomunicações e provimento de acesso à internet, que possam complementar o potencial da Rota Bioceânica

 

IV – Infovia Digital – Irregularidades da PPP

 

Por fim, soma-se às necessidades dos Associados da APIMS a adoção de alguma medida com relação à Concorrência nº 1/2021, deflagrada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para construção concessão de exploração de uma infraestrutura de telecomunicações que, em suma, fornecerá conexão de internet aos pontos do Governo do Estado.

 

A APIMS busca desde o início dos estudos participar e colaborar com o projeto da Info Via Digital, buscando tanto a satisfação dos interesses da Administração Pública como também a preservação da integridade do mercado dos provedores regionais de internet.

 

Nesse contexto, espera-se dos candidatos que reavaliem o projeto lançado, bem como abram um canal direto para que esta Associação possa levar suas sugestões, dúvidas e, principalmente, contribuições para melhoria dele, em prol de todos os envolvidos direta e indiretamente.

 

“Sendo a Internet uma das principais ferramentas de trabalho, comunicação e desenvolvimento, esperamos a sensibilidade por parte dos candidatos para que valorizem e insiram o segmento dos provedores regionais entre as pautas prioritárias, assim como voltem o olhar aos assuntos propostos, absolutamente pertinentes ao crescimento socioeconômico de nosso Estado”, finaliza Dario Burda Júnior.

 

EPIMS 2022 – Para discutir e fomentar o mercado da Internet em Mato Grosso do Sul, a APIMS realiza nos dias 9 e 10 de novembro de 2022, a segunda edição do EPIMS (Encontro de Provedores de Internet de MS). Maior e muito mais estruturado, o EPIMS 2022 acontece em Campo Grande (MS), com cerca de 50 expositores representando as melhores e mais creditadas marcas do segmento tecnológico do País. Com expectativa de 1 mil participantes, palestrantes renomados integram a programação do evento que nesta edição traz o tema: Consumo, Mercado e Crescimento do Setor, que traz a nova perspectiva da atuação dos provedores de Internet no Brasil, sua importância e o quanto o novo mercado trouxe novas oportunidades e impulsionou grandes mudanças para quem atua no segmento.

Saiba mais em: https://epims.com.br e @apimsoficial

 

 Assessoria de Comunicação APIMS 

Foto: Divulgação TSE