Associação de provedores de internet do MS (APIMS) conquista suspensão de cobrança de tributo pela ANCINE

A Associação de Provedores de Internet do Mato Grosso do Sul (APIMS) ingressou com uma ação declaratória contra a Agência Nacional do Cinema (ANCINE), solicitando que fossem suspensas, até o julgamento final da ação, toda e qualquer exigência ou autuação referente ao CODECINE sobre os provedores optantes do Simples Nacional associados à APIMS.

O CODECINE é uma contribuição que a ANCINE cobra das empresas do setor audiovisual para fomentar o desenvolvimento do cinema nacional. No entanto, a APIMS argumenta que a cobrança é inconstitucional quando aplicada aos provedores de internet, que não atuam no setor audiovisual e já recolhem outros tributos, sendo também uma medida prejudicial e excessiva, que pode afetar a sustentabilidade financeira dessas empresas.

Além disso, a APIMS requereu uma tutela provisória de urgência para impedir que a ANCINE adotasse qualquer medida restritiva, cobrança ou execução em desfavor desses provedores.

A solicitação da APIMS foi atendida e a tutela provisória foi deferida para suspender, até o julgamento final do processo, todas as exigências da ANCINE referentes ao CONDECINE dos provedores optantes pelo Simples Nacional associados à APIMS.

No entanto, a Procuradoria Federal não concordou com a decisão e interpôs um agravo de instrumento com o objetivo de reverter a decisão e permitir que a ANCINE continuasse a cobrar o tributo em questão.

O Tribunal Regional Federal da 3ª região julgou o agravo no dia 14 de abril de 2023 e negou provimento ao recurso interposto pela Procuradoria Federal. Sendo assim, a decisão que suspendeu a cobrança do CONDECINE dos provedores associados à APIMS optantes pelo Simples Nacional foi mantida. Contudo, ainda é possível recorrer dessa decisão.

O processo em primeira instância está aguardando a sentença final, que irá definir a questão em definitivo. A APIMS espera que a justiça mantenha a suspensão da cobrança do CONDECINE sobre os provedores de internet optantes do Simples Nacional associados à associação, garantindo assim a sustentabilidade financeira dessas empresas e preservando seus interesses.