Dia Mundial da Internet e a importância da inclusão digital

Dia 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Internet. A data foi estabelecida em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de valorizar as conquistas do setor e promover a inclusão digital.
Dia Mundial da Internet e a importância da inclusão digital

Hoje, dia 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Internet. A data foi estabelecida em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de valorizar as conquistas do setor e promover a inclusão digital. Nesse momento de pandemia da Covid-19, a internet assumiu um papel ainda mais importante no dia a dia da população, permeando trabalho, estudo, contato com amigos e familiares e lazer. “Essa pandemia nos fez repensar muita coisa, inclusive a utilização do meio digital. A internet foi muito importante para manter o ritmo das coisas funcionando, pagamentos, reuniões, aulas, vendas, trabalhos e muito mais puderam continuar e ficaram ainda mais evidentes com a utilização da internet” afirma Dário Burda Jr, presidente da Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul (APIMS).

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à internet, um aumento de 3,6 pontos percentuais em relação a 2018.  O crescimento da conexão de domicílios à internet aconteceu de forma ainda mais significativa na área rural, onde o percentual de domicílios conectados saltou de 49,2% em 2018 para 55,6% em 2019, um aumento de 6,4 pontos percentuais. As chamadas Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), ou provedores regionais, são as grandes responsáveis por levar conexão a essas áreas. Em Mato Grosso do Sul, atualmente mais de 60% das empresas que fornecem internet são provedores regionais, que chegam a todos os 79 municípios e conectam até mesmo essas áreas mais afastadas.

“Os provedores fazem a verdadeira inclusão digital onde há necessidade. Nos arredores das cidades, nos interiores do Brasil, em locais mais afastados como áreas rurais, aldeias, a conexão só chega por meio dos provedores regionais, então acho que nosso trabalho é muito importante para essa inclusão e estamos crescendo todos os dias”, defende Dário. “A internet está cada vez mais presente. Pela internet você pode chegar em casa e ligar a sua luz, sua televisão, usar o computador, o celular, tudo está conectado”, completa Wallace Viana, gerente da provedora de internet Knet Digital, que atende a cidade de Jardim.

Segundo Wallace, o grande diferencial dos provedores regionais é o contato mais próximo com a população. “O provedor regional consegue ter um contato mais próximo, saber o que a população realmente necessita. As empresas grandes de telecom tem uma demanda tão grande que não conseguem dar o mesmo tratamento que um provedor regional oferece. Contratando um provedor regional, além de fomentar a economia do seu município, você também consegue ter um serviço com muito mais qualidade e com muito mais proximidade no atendimento”, resume.