Conteúdo Globoplay chega no PTT de Campo Grande

O Ponto de Troca de Tráfego de Campo Grande, além de ter atingido pico de 7 Gbps de tráfego, agora conta também com hospedagem dos conteúdos do serviço de streaming Globoplay.
Conteúdo Globoplay chega no PTT de Campo Grande

Nesse momento de pandemia, no qual a internet se mostra mais necessária do que nunca, o PTT (Ponto de Troca de Tráfego) de Campo Grande, inaugurado em março do ano passado, vem colaborando para que a navegação na internet seja cada vez mais rápida e eficiente. Além de ter atingido pico de 7 Gbps de tráfego, agora ele conta também com hospedagem dos conteúdos do serviço de streaming Globoplay, proporcionando mais agilidade na hora de acessar os conteúdos da plataforma, e a tendência é que outros servidores de conteúdo cheguem nos próximos meses.

“A operação do PTT de Campo Grande está bem satisfatória, pelo tempo que ele está ativo já conseguiu atingir níveis que outros estados em mais tempo ainda não atingiram, então muitos provedores vêm aderindo à conexão com o PTT. A equipe do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) falou que eles estão bem satisfeitos, porque a gente conseguiu atingir um nível de tráfego bem alto em um curto período de tempo”, explica Alef Rodrigues, diretor de Tecnologia e Serviços de Internet Multimídia e Telecomunicações da APIMS (Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul).

O principal objetivo de um PTT é facilitar o tráfego de informações, proporcionando mais rapidez no acesso a sites do Estado. Através dele os provedores se interconectam diretamente, sem dependerem de redes de terceiros, beneficiando tanto as empresas como os usuários, que passam a desfrutar de uma internet mais rápida, com menor latência e maior qualidade. Segundo Alef, as maiores vantagens de ter um PTT na cidade são dar mais agilidade no acesso aos conteúdos locais, aumentar a disponibilidade de serviços que são oferecidos e desenvolver o acesso à internet em Mato Grosso do Sul.

Assim como o Globoplay, que já hospedou seu conteúdo em Campo Grande, o PTT abre caminho para trazer servidores de conteúdo de grandes empresas, como Netflix, YouTube e Instagram. “Imagine que você compra um produto dos Estados Unidos e tem a opção dele vir lá dos Estados Unidos ou de um armazém aqui em Campo Grande. Claro que você vai dar preferência para o produto que está aqui, porque vai ser entregue mais rápido, da mesma forma quando você for acessar esses conteúdos e eles estiverem aqui em Campo Grande, o acesso será bem mais rápido”, explica Alef. “A qualquer momento podem entrar outros servidores de conteúdo, porque o tráfego está crescendo bastante e isso passa a ser atrativo para os grandes geradores de conteúdo, que é o que a gente mais almeja”, completa.