O e-commerce – comércio virtual – registra a cada ano crescimento bastante expressivo, mas a pandemia da Covid-19 e as mudanças desencadeadas por ela ajudaram a impulsionar o setor. No segundo trimestre do ano houve aumento de 112% nos pedidos on-line, com 24% de participação de novos clientes, segundo dados divulgados pelo Google Brasil. Somente na última sexta-feira (27), dia da chamada Black Friday, as vendas passaram de 5,1 bilhões – valor 31% maior do que o mesmo período do ano passado –, segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie. A data teve o maior volume de venda já registrado no país, com mais de 5 mil pedidos por minuto em alguns períodos.
“Nós vimos um crescimento espantoso no e-commerce, principalmente durante a pandemia, e eu como provedor de internet e representante do setor fico muito feliz por ver que o nosso trabalho está ajudando a sociedade e os usuários de internet facilitando seu dia a dia, seu lazer, seu trabalho e também suas compras”, comenta Dário Burda Jr, presidente da APIMS (Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul). Segundo Dário, a expectativa para os próximos meses é que esse aumento se mantenha, pois muitos hábitos do “novo normal” vieram para ficar, e os provedores regionais – que representam mais de 60% das empresas que fornecem internet no Estado – estão se adaptando para continuar fornecendo conexão à internet de qualidade.
Muitas lojas que não tinham canais digitais tiveram que se adaptar, e os consumidores encontraram no e-commerce a oportunidade de continuar comprando o que precisavam, inclusive itens de mercado. A secretária Evelim Barbosa já fazia compras virtuais, mas afirma que nesse ano a frequência aumentou. “Acho mais fácil comprar pela internet, pela praticidade. Compro cosméticos, roupas, acessórios e nunca tive nenhum problema”, conta. O engenheiro de computação Lucas Akayama também prefere as compras on-line. “Durante os meses de pandemia não saí de casa para comprar nada, tudo que precisei consegui encontrar na internet ou por delivery”.
Ele alerta para a importância de verificar a reputação dos sites antes de comprar, e tomar cuidado com ofertas muito vantajosas. “Comprar pela internet é seguro, mas é preciso pesquisar a procedência do site, principalmente antes de divulgar dados de cartão de crédito”. Os resultados do ano foram expressivos, mas a tendência é de ampliação até o fim de 2020, com o Natal se aproximando, e nos próximos anos, nesse cenário cada vez mais digital e conectado.