APIMS tem membro em conselho diretor da Anatel

Os pequenos provedores ganharam mais representação na agência responsável por regular as telecomunicações, inclusive com um representante de Mato Grosso do Sul.
APIMS tem membro em conselho diretor da Anatel

A partir do dia 9 de maio, o Comitê de Prestadoras de Pequeno Porte da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) terá novos representantes, inclusive um de Mato Grosso do Sul, Dário Burda Jr, presidente da APIMS (Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul). “É uma novidade muito grande para a gente participar de um conselho, é a primeira vez que nós temos as portas abertas lá. Teremos uma abertura maior para discutir vários temas, inclusive assuntos que batem diretamente no futuro da conexão, na expansão da conectividade a nível nacional, então acho que vai ser muito importante essa participação, porque vamos levar as demandas que nós temos aqui, representando Mato Grosso do Sul, lá para Brasília”, comenta Dário.

O comitê tem como finalidade sugerir aprimoramentos à regulamentação, consolidar as demandas do setor e propor medidas de estímulo à prestação do serviço das pequenas prestadoras. Com as mudanças, as PPP’s (Prestadoras de Pequeno Porte) contam com mais representatividade na Anatel, com quase todas as associações de classe representadas no novo quadro, o que segundo Dário fortalece ainda mais a categoria e pode trazer melhorias em curto e médio prazo. “Por meio da nossa participação no conselho, podemos levar para a Anatel, que é a agência que regula as telecomunicações, as dificuldades que nós temos na ponta. Muitas operadoras grandes não estão presentes nas periferias, nas regiões mais afastadas, nas aldeias e até no ambiente rural, onde os provedores regionais atuam”, explica o presidente da APIMS.

Segundo dados da Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), em 2020 os provedores regionais registraram alta de 47% nas contratações de banda larga. Em Mato Grosso do Sul, eles atuam em todos os municípios e levam conectividade para áreas mais afastadas, onde as grandes operadoras ainda não chegam, representando mais de 60% das empresas que fornecem internet para o Estado.

“É uma honra muito grande para mim poder estar representando o nosso setor e o nosso estado dentro da agência nacional, ao lado de figuras importantíssimas do País. Queremos apresentar para a Anatel nossas dificuldades e necessidades e trazer também novas soluções para o mercado, novas possibilidades, de interconexão, de melhoria nos financiamentos e no acesso ao crédito. Que a gente possa trabalhar em parceria, levar nossas demandas para lá e poder auxiliar no desenvolvimento da comunicação no Brasil, pois com essa participação todos temos a ganhar, principalmente o nosso usuário final, que é para quem a gente trabalha e deve satisfação”, finaliza Dário.