APIMS garante imunização para trabalhadores da telecom

Representantes da APIMS se reuniram com o secretário estadual de Saúde para tratar da imunização dos trabalhadores do setor de telecomunicações.
APIMS garante imunização para trabalhadores da telecom

Na última segunda-feira (28), representantes da APIMS (Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul) se reuniram com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, para tratar da imunização dos trabalhadores do setor de telecomunicações, que integram o setor de trabalhadores industriais e por isso fazem parte do Programa Nacional de Imunizações – PNI, mas não estavam sendo contemplados pelos cronogramas de vacinação da maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul.

Estavam presentes na reunião o presidente da APIMS, Dário Burda Jr, o vice-presidente, Jean Santos de Oliveira, e o associado APIMS e diretor da empresa M2 Telecomunicações Maycon Gomes, da cidade de Bonito. Na ocasião eles apresentaram ao secretário o parecer federal que reconhece o setor de telecomunicações como setor industriário, Decreto nº 640/1962, status confirmado pela Lei Geral de Telecomunicações e, mais recentemente, por Nota Informativa expedida pelo Ministério da Saúde. Portanto, com a inclusão dos trabalhadores industriais no grupo nº 27 do PNI, realizada pelo Ministério da Saúde em janeiro deste ano, os funcionários da telecom fazem jus à vacinação prioritária, e a solicitação dos representantes da APIMS foi que fosse cumprida essa determinação em território estadual, visto que a associação já havia emitido ofício nesse sentido no fim de janeiro.

“Fomos muito bem recebidos pelo secretário, que vem fazendo a diferença no combate à Covid-19, mostrando seriedade e muito trabalho junto aos secretários municipais, prefeitos e funcionários da saúde, equipe responsável por colocar o Estado entre os melhores do País quando se trata de agilidade na vacinação e comprometimento com a população. A reunião foi muito positiva e com certeza em breve os trabalhadores de telecomunicações de Mato Grosso do Sul estarão vacinados, trabalhando com mais tranquilidade para conectar as pessoas e levar internet a cada ponta do nosso Estado”, afirma Maycon Gomes, associado APIMS.

Alguns municípios do Estado, como Itaporã, estavam contemplando os trabalhadores industriais e do setor de telecomunicações no calendário de imunização, mas a reunião dos representantes da APIMS com o secretário Geraldo Resende já começou a render bons frutos, pois Maracaju acatou a recomendação e incluiu esse grupo entre os próximos que serão vacinados na cidade. “Mais uma vez a APIMS cumprindo com seu papel de representatividade no setor e contemplando os seus colaboradores com os benefícios aos quais eles têm direito. Acredito que até domingo os colaboradores do setor de telecom não só de Maracaju mas de vários municípios do Estado serão contemplados e logo mais estarão imunizados contra a Covid-19, para que possamos realizar os nossos trabalhos sem maiores riscos à saúde”, comenta o presidente da APIMS.

A APIMS entende que, por conta do momento de pandemia, os serviços de telecomunicações são considerados essenciais, agora mais do que nunca, pois praticamente todas as atividades pessoais e profissionais são feitas remotamente utilizando a internet, como trabalho home office, aulas on-line, vendas no e-commerce e muitas outras. “Reforçamos que os provedores regionais atendem todos os segmentos da sociedade, como hospitais, indústrias, residências, e como os técnicos estão em campo, fazendo serviços de manutenção, instalação e outros, eles estão em contato com muitas pessoas, então ficam expostos à contaminação e acabam se tornando vetores de transmissão do vírus, por isso é extremamente importante que esses trabalhadores estejam devidamente imunizados”, completa o vice-presidente Jean de Oliveira.

Na reunião, o secretário Geraldo Resende afirmou que entende a necessidade do pedido realizado pela APIMS, pois sem os serviços de telecomunicações nem hospitais nem o sistema de saúde poderiam funcionar, entre muitos outros serviços essenciais no combate à pandemia, e que levaria a questão para a próxima reunião da CIB – Comissão Intergestores Bipartite, da qual participam todos os secretários de saúde do Estado, na qual a orientação seria para que o PNI seja cumprido e os trabalhadores industriais e da telecom sejam imunizados. “Para nós é uma conquista muito importante, e agora vamos esperar que os secretários municipais e prefeitos tenham a mesma interpretação que o secretário de Estado de Saúde, afinal de contas todos dependemos da comunicação, inclusive prefeituras, secretarias e outros órgãos públicos”, finaliza Dário.