A importância da internet em meio à pandemia do coronavírus

Nesse momento de pandemia da Covid-19, o trabalho na modalidade home office, o contato com familiares por chamadas de vídeo e o lazer, por meio de serviços de streaming e tantas outras opções disponíveis on-line, depende necessariamente da internet.
A importância da internet em meio à pandemia do coronavírus

Nesse momento de pandemia da Covid-19, o isolamento social está sendo recomendado pelas autoridades para conter a disseminação. Isso significa sair de casa apenas para fazer compras e outras tarefas de extrema necessidade. Com isso, o trabalho na modalidade home office, o contato com familiares por chamadas de vídeo e o lazer, por meio de serviços de streaming e tantas outras opções disponíveis on-line, depende necessariamente da internet.

Isso impacta diretamente nas redes de comunicação. Atualmente, mais de 60% das empresas que fornecem internet para o nosso Estado são as chamadas Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), provedores regionais que chegam a todos os 79 municípios sul-mato-grossenses e levam internet para áreas mais afastadas, onde as grandes operadoras ainda não chegam. Vivemos então mais do que nunca um importante momento de valorização de todos aqueles que promovem a inclusão digital.

Importante também salientar que o momento vivido não é de oportunismo, mas de união. Por isso, muitas empresas estão adotando sistemas de benefício aos clientes, porque entende-se que há necessidade por ser um momento crítico, e pela consciência de que cada um precisa ajudar de todas as formas possíveis. Como os meios de comunicação são nosso trabalho, nada melhor que ajudar dessa forma.

Algumas alternativas encontradas para beneficiar os clientes durante essa pandemia foram: ampliação da rede (velocidade da internet), ampliação da banda e flexibilização da negociação de contas, para que quem não pode se deslocar para ir em banco ou lotéricas possa encontrar outras alternativas sem custo adicional, e até ter seu pagamento prorrogado, caso seja necessário. Tudo isso os provedores regionais já estão fazendo, e de forma mais próxima do cliente, porque são empresas que estão na sua cidade, podendo te atender de forma personalizada.

Há um engajamento muito grande das empresas para atender a sociedade e todas as demandas necessárias e para que os serviços sejam oferecidos sem maiores problemas. Assim, nossos clientes vão conseguir trabalhar, ter um contato maior com a família e ter seus momentos de lazer em casa com segurança. Temos esperança que esse momento crítico vai passar em breve, e com certeza sairemos dele fortalecidos.

Dário Burda Junior

Presidente da APIMS (Associação de Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul)