NOTÍCIAS

APIMS tem membro em conselho diretor da Anatel
APIMS tem membro em conselho diretor da Anatel

A partir do dia 9 de maio, o Comitê de Prestadoras de Pequeno Porte da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) terá novos representantes, inclusive um de Mato Grosso do Sul, Dário Burda Jr, presidente da APIMS (Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul). “É uma novidade muito grande para a gente participar de um conselho, é a primeira vez que nós temos as portas abertas lá. Teremos uma abertura maior para discutir vários temas, inclusive assuntos que batem diretamente no futuro da conexão, na expansão da conectividade a nível nacional, então acho que vai ser muito importante essa participação, porque vamos levar as demandas que nós temos aqui, representando Mato Grosso do Sul, lá para Brasília”, comenta Dário.

Leia Mais
Lancore Academy e APIMS firmam parceria
Lancore Academy e APIMS firmam parceria

Pensando em auxiliar empresas e profissionais autônomos, a Lancore Academy, umas das mais experientes consultorias em treinamento e certificação profissional nas áreas de redes e telecomunicações, firmou uma parceria com a APIMS – Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul. A iniciativa permitirá que os associados à APIMS tenham acesso a diversos cursos por um preço mais acessível, com descontos de até 70%.

Leia Mais
Conteúdo Globoplay chega no PTT de Campo Grande
Conteúdo Globoplay chega no PTT de Campo Grande

Nesse momento de pandemia, no qual a internet se mostra mais necessária do que nunca, o PTT (Ponto de Troca de Tráfego) de Campo Grande, inaugurado em março do ano passado, vem colaborando para que a navegação na internet seja cada vez mais rápida e eficiente. Além de ter atingido pico de 7 Gbps de tráfego, agora ele conta também com hospedagem dos conteúdos do serviço de streaming Globoplay, proporcionando mais agilidade na hora de acessar os conteúdos da plataforma, e a tendência é que outros servidores de conteúdo cheguem nos próximos meses.

Leia Mais
A importância da liberdade de expressão on-line
A importância da liberdade de expressão on-line

Dia 12 de março é comemorado o Dia Mundial Contra a Cibercensura, data criada em 2008 para envolver e conscientizar as pessoas sobre a importância da liberdade de expressão e de informação on-line. A iniciativa é da ONG Repórteres Sem Fronteiras (Reporters Without Borders), instituição fundada em 1985, na França. “Sou totalmente defensor da liberdade de expressão em qualquer ambiente, na internet, na rua, no rádio, na TV, desde que você não falte com respeito, não ofenda ninguém e não compartilhe fake news. Dentro dessas possibilidades, não pode ter censura”, afirma Dário Burda Jr, presidente da APIMS.

Leia Mais
Comércio virtual tem crescimento recorde no Brasil em 2020
Comércio virtual tem crescimento recorde no Brasil em 2020

O e-commerce – comércio virtual – registra a cada ano crescimento bastante expressivo, mas a pandemia da COVID-19 e as mudanças desencadeadas por ela ajudaram a impulsionar o setor. No segundo trimestre do ano houve aumento de 112% nos pedidos online, com 24% de participação de novos clientes, segundo dados divulgados pelo Google Brasil. Somente na última sexta-feira (27), dia da chamada Black Friday, as vendas passaram de 5,1 bilhões – valor 31% maior do que o mesmo período do ano passado –, segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie. 

Leia Mais
Pandemia aumenta demanda por provedores regionais
Pandemia aumenta demanda por provedores regionais

A pandemia da COVID-19 e todas as mudanças desencadeadas por ela, com aumento do trabalho na modalidade home office, aulas online e lazer com jogos virtuais e serviços de streaming, gerou impacto nos números da internet em Mato Grosso do Sul, principalmente para as chamadas PPP’s (Prestadoras de Pequeno Porte). Segundo dados da Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), de março até agora os provedores regionais registraram alta de 43% nas contratações de banda larga.

Leia Mais
Associados APIMS estão isentos da taxa anual da Ancine
Associados APIMS estão isentos da taxa anual da Ancine

Na última semana, os provedores de internet de MS conseguiram mais uma conquista: foi concedida uma liminar favorável da Justiça em ação que era movida contra a Ancine (Agência Nacional do Cinema). A APIMS (Associação de Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul) pleiteava que os provedores que optam pelo regime tributário do Simples Nacional ficassem isentos do pagamento da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) e também de medidas restritivas até o julgamento final da ação.

Leia Mais
Provedores de MS podem voltar a negativar CPFs inadimplentes
Provedores de MS podem voltar a negativar CPFs inadimplentes

A Lei Estadual 3.749/2009 desde sua promulgação acabou se estendendo de forma equivocada aos provedores de internet, que passaram a ser prejudicados pelo entendimento incorreto. Diante disso, a APIMS (Associação de Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul) tomou as medidas necessárias para que a Lei declarada inconstitucional não produzisse mais efeitos e não mais impedisse que os provedores sul-mato-grossenses pudessem inserir a restrição creditícia no CPF inadimplente.

Leia Mais
Reclamações sobre banda larga fixa aumentam após quarentena
Reclamações sobre banda larga fixa aumentam após quarentena

As medidas de isolamento social adotadas por conta da pandemia do coronavírus fizeram aumentar em 32% as reclamações registradas na Anatel sobre banda larga fixa na segunda quinzena de março, em comparação com a quinzena anterior. As reclamações mais recorrentes foram sobre “Qualidade, Funcionamento e Reparo”, com crescimento de 81%. Segundo a Associação de Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul (APIMS), as reclamações são pontuais e não se registra ocorrência de instabilidade nas redes locais. A entidade destaca que o momento vivido não é de oportunismo, e sim de união. Por isso, empresas estão adotando medidas para ajudar no enfrentamento desse momento crítico.

Leia Mais
PTT de Campo Grande começa a funcionar este mês
PTT de Campo Grande começa a funcionar este mês

Nesse momento de pandemia onde a internet se mostra mais necessária do que nunca, a Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul (APIMS), em parceria com a prefeitura e com o NIC.br, está inaugurando o PTT (Ponto de Troca de Tráfego) de Campo Grande. Pontos de Troca de Tráfego são recursos que facilitam o tráfego de informações, e por isso proporcionam maior rapidez no acesso a sites do Estado. Segundo Alef Rodrigues da Silva, Diretor de Tecnologia e Serviços de Internet Multimídia e Telecomunicações da APIMS, as maiores vantagens de ter um PTT na cidade são dar mais agilidade no acesso aos conteúdos locais, aumentar a disponibilidade de serviços que são oferecidos e desenvolver o acesso à internet em Mato Grosso do Sul.

Leia Mais
Associação de Provedores de Internet do MS.

Integrando novas tecnologias, ampliando conhecimento.

TOPO