NOTÍCIAS

Associados APIMS estão isentos da taxa anual da Ancine
Associados APIMS estão isentos da taxa anual da Ancine

Na última semana, os provedores de internet de MS conseguiram mais uma conquista: foi concedida uma liminar favorável da Justiça em ação que era movida contra a Ancine (Agência Nacional do Cinema). A APIMS (Associação de Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul) pleiteava que os provedores que optam pelo regime tributário do Simples Nacional ficassem isentos do pagamento da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) e também de medidas restritivas até o julgamento final da ação.

Leia Mais
Provedores de MS podem voltar a negativar CPFs inadimplentes
Provedores de MS podem voltar a negativar CPFs inadimplentes

A Lei Estadual 3.749/2009 desde sua promulgação acabou se estendendo de forma equivocada aos provedores de internet, que passaram a ser prejudicados pelo entendimento incorreto. Diante disso, a APIMS (Associação de Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul) tomou as medidas necessárias para que a Lei declarada inconstitucional não produzisse mais efeitos e não mais impedisse que os provedores sul-mato-grossenses pudessem inserir a restrição creditícia no CPF inadimplente.

Leia Mais
Reclamações sobre banda larga fixa aumentam após quarentena
Reclamações sobre banda larga fixa aumentam após quarentena

As medidas de isolamento social adotadas por conta da pandemia do coronavírus fizeram aumentar em 32% as reclamações registradas na Anatel sobre banda larga fixa na segunda quinzena de março, em comparação com a quinzena anterior. As reclamações mais recorrentes foram sobre “Qualidade, Funcionamento e Reparo”, com crescimento de 81%. Segundo a Associação de Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul (APIMS), as reclamações são pontuais e não se registra ocorrência de instabilidade nas redes locais. A entidade destaca que o momento vivido não é de oportunismo, e sim de união. Por isso, empresas estão adotando medidas para ajudar no enfrentamento desse momento crítico.

Leia Mais
PTT de Campo Grande começa a funcionar este mês
PTT de Campo Grande começa a funcionar este mês

Nesse momento de pandemia onde a internet se mostra mais necessária do que nunca, a Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul (APIMS), em parceria com a prefeitura e com o NIC.br, está inaugurando o PTT (Ponto de Troca de Tráfego) de Campo Grande. Pontos de Troca de Tráfego são recursos que facilitam o tráfego de informações, e por isso proporcionam maior rapidez no acesso a sites do Estado. Segundo Alef Rodrigues da Silva, Diretor de Tecnologia e Serviços de Internet Multimídia e Telecomunicações da APIMS, as maiores vantagens de ter um PTT na cidade são dar mais agilidade no acesso aos conteúdos locais, aumentar a disponibilidade de serviços que são oferecidos e desenvolver o acesso à internet em Mato Grosso do Sul.

Leia Mais
A importância da internet em meio à pandemia do coronavírus
A importância da internet em meio à pandemia do coronavírus

Nesse momento de pandemia do COVID-19, o isolamento social está sendo recomendado pelas autoridades para conter a disseminação. Com isso, o trabalho na modalidade home office, o contato com familiares por chamadas de vídeo e o lazer, por meio de serviços de streaming e tantas outras opções disponíveis online, depende necessariamente da internet. Isso impacta diretamente nas redes de comunicação. Atualmente, mais de 60% das empresas que fornecem internet para o nosso Estado são as chamadas Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), provedores regionais que chegam a todos os 79 municípios sul-mato-grossenses e levam internet para áreas mais afastadas.

Leia Mais
APIMS empossa nova diretoria para triênio 2020-2022
APIMS empossa nova diretoria para triênio 2020-2022

A Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul (APIMS) empossou em janeiro sua nova diretoria para o triênio 2020-2022. Neste ano, a APIMS segue empenhada em oferecer conhecimento e realizar palestras e workshops para unir seus associados, sejam promovidos pela Associação ou com seu apoio e patrocínio. A ideia é manter uma agenda de cursos mensais para Mato Grosso do Sul, e buscar parcerias mais estreitas com distribuidores para garantir descontos. O grande objetivo é que os provedores regionais estejam sempre atualizados das tecnologias mais recentes, e também promover networking entre as empresas.

Leia Mais
APIMS e poder público de Corumbá discutem melhorias
APIMS e poder público de Corumbá discutem melhorias

O mês de outubro na região de Corumbá foi marcado por incêndios florestais após as temperaturas baterem o recorde de 40°C. As queimadas registradas entre a Cidade Branca e o município de Miranda afetaram a rede de distribuição de energia elétrica e a banda larga da internet. Para criar um movimento onde os provedores de internet possam colaborar diretamente com a sociedade civil, a APIMS (Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul) se reuniu com o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, e com o vereador João Mário, na última segunda-feira (25).

Leia Mais
1º EPIMS foi realizado pela Associação em Ponta Porã (MS)
1º EPIMS foi realizado pela Associação em Ponta Porã (MS)

A primeira edição do EPIMS - Encontro dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul aconteceu entre os dias 03 e 04 de outubro no Centro de Convenções de Ponta Porã, com mais de 30 horas de palestras, rodadas de negócios, mesas redondas, feira de tecnologia e outras atrações. O evento foi realizado pela APIMS - Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul e contou com cerca de 400 participantes, além da presença de uma comissão do MCTic (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

Leia Mais
Provedores regionais promovem inclusão digital
Provedores regionais promovem inclusão digital

Dia 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Internet. A data foi instituída no ano de 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo lembrar conquistas no setor e promover a inclusão digital. Atualmente, as grandes responsáveis pela inclusão digital no Brasil são as chamadas Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), provedores regionais que em Mato Grosso do Sul representam 60% da internet fornecida e estão presentes nos 79 municípios.

Leia Mais
Reunião com Governo assegura benefícios a provedores
Reunião com Governo assegura benefícios a provedores

O Governo de Mato Grosso do Sul está em fase final de estudos para lançar o projeto MS Digital, que visa levar serviços de internet de alta velocidade a repartições públicas de todo o Estado. Interessada em somar, a APIMS (Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul) esteve em reunião nesta segunda-feira (13) com representantes do governo para falar sobre a importância dos provedores regionais de internet, e discutir medidas que irão beneficiar a categoria. 

Leia Mais
Associação de Provedores de Internet do MS.

Integrando novas tecnologias, ampliando conhecimento.

TOPO