1º EPIMS foi realizado pela Associação em Ponta Porã (MS)

A primeira edição do EPIMS - Encontro dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul aconteceu entre os dias 03 e 04 de outubro no Centro de Convenções de Ponta Porã, com mais de 30 horas de palestras, rodadas de negócios, mesas redondas, feira de tecnologia e outras atrações. O evento foi realizado pela APIMS e contou com cerca de 400 participantes.
1º EPIMS foi realizado pela Associação em Ponta Porã (MS)

A primeira edição do EPIMS - Encontro dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul aconteceu entre os dias 03 e 04 de outubro no Centro de Convenções de Ponta Porã, com mais de 30 horas de palestras, rodadas de negócios, mesas redondas, feira de tecnologia e outras atrações. O evento foi realizado pela APIMS - Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul. Cerca de 400 pessoas passaram pelo local desde a abertura, que contou com a presença de uma comissão do MCTic (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

Segundo o presidente da APIMS, Dário Burda Júnior, o evento serve como divisor de águas para um segmento em franco crescimento. “Este evento representa um marco para Mato Grosso do Sul e para a Associação, pois mostrou que realmente viemos para trazer um diferencial na vida dos provedores de internet aqui do Estado. Superou nossas expectativas”, completa. Mais de 30 empresas tiveram estandes na feira de tecnologia, principalmente do segmento das telecomunicações. Renato Roscoe, Superintendente de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, foi homenageado como associado honorário.

Envolvimento

Nos dois dias, os provedores puderam assistir palestras como a de Lacier Dias, professor da Solintel, que falou sobre a arquitetura da rede influenciando no trabalho dos provedores, Leonardo Furtado, da CISCO, que falou sobre redes de alta performance, Patrick Brandão que palestrou sobre tendências de tráfego e evolução na internet, entre outros conteúdos. O evento recebeu pessoas de todo Mato Grosso do Sul, participantes de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraguai e Bolívia. "Acredito que de modo geral foi um evento muito bom e com potencial para crescer ainda mais daqui pra frente. Pudemos lançar no EPIMS um produto novo, que ainda não existe no mercado, e foi muito bacana e proveitoso", define Henrique Domingos, proprietário da HDM.

Para Alexandre Durante, diretor na empresa Athos, foi um ótimo evento para uma região em crescimento. “Faz muita diferença conhecer essa região, e é necessário que haja um evento desse porte. Como espaço para negócio foi excelente para nós”, revelou. Um dos participantes, Rodrigo Ramos, veio direto da Bolívia para ver as palestras e disse ter ficado feliz com a qualidade do evento. “Gostei muito de ver a organização dos brasileiros deste segmento, pois na Bolívia é muito difícil ter um evento como esse, que fale de temas importantes para quem é da classe”, elogiou.

O associado e diretor da Projetar MS, Ricardo Machado, disse que foi o primeiro evento que ele participou com sua empresa e que foi muito positivo. “Aqui consegui quadruplicar a visibilidade da minha empresa, foi realmente um momento de fortalecimento”. De Ponta Porã, o diretor da 67 Telecom Gleison Cicerelli acredita que o EPIMS abriu portas para novos negócios na região. “Acredito que um evento que traz tantas novidades também agrega muito conhecimento para todos”, enfatizou.

Sobre o evento

Idealizado e realizado pela APIMS, o 1º EPIMS aconteceu nos dias 03 e 04 de outubro em Ponta Porã e contou com uma feira de empresas e tecnologia e palestras de diversos nomes da telecom nacional. Os provedores de internet de MS, público-alvo do evento, puderam assistir palestras sobre gestão e negócios, tráfego, finanças, servidores e muito mais.  

Patrocinaram o 1º EPIMS as empresas e entidades: 67 Telecom, Athos Networks, HDM, ISPShop, VLSM, Solintel, Moga, Projetar MS, FiberHome, HBG Telecom, Sebrae, Senai, Prefeitura de Ponta Porã, Living Lab, Cablena, Cambium, FiberX, Datacom, SCM, Cambium Networks e Prysmian Group.