Reunião com Governo assegura benefícios a provedores

  • Reunião com Governo assegura benefícios a provedores

O Governo de Mato Grosso do Sul está em fase final de estudos para lançar o projeto MS Digital, que visa levar serviços de internet de alta velocidade a repartições públicas de todo o Estado. Interessada em somar, a APIMS (Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul) esteve em reunião nesta segunda-feira (13) com representantes do governo para falar sobre a importância dos provedores regionais de internet, e discutir medidas que irão beneficiar a categoria. “Foi uma conversa muito produtiva, ficou claro que o governo está disposto a nos colocar em evidência e quer que as coisas aconteçam de forma sincronizada. Eles sabem da importância que essas empresas têm junto à sociedade e querem contribuir pra que nosso trabalho seja cada vez melhor”, comenta o presidente da APIMS Dário Burda Júnior.

Estavam presentes no encontro: Eliane Detoni, secretária especial do Escritório de Parcerias Estratégicas da SEGOV (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica); Fabiana Saldivar, coordenadora da Unidade de PPP; Redel Furtado, coordenador do projeto MS Digital; o presidente da APIMS e a vice Neli Oliveira. O principal objetivo da proposta é interligar todos os municípios do Estado com uma rede de fibra ótica, o que irá melhorar os serviços públicos e ao mesmo tempo poderá facilitar a vida de empresários, comerciantes e usuários de internet no geral, especialmente em cidades do interior, onde o serviço ainda apresenta deficiências. A preocupação, no entanto, era que a empresa vencedora da licitação monopolizasse o fornecimento de internet nesses locais, prejudicando a concorrência com empresas regionais que já desenvolvem um trabalho de qualidade.

Para solucionar esse impasse, a APIMS fez propostas que visam uma união entre setor público e privado, e irá fornecer mais informações técnicas nas próximas reuniões programadas. “Colocamos nosso departamento técnico e jurídico à disposição pra que isso seja feito em conjunto. O governo tem uma necessidade muito grande de melhorar o acesso à internet no interior do Estado, e nós temos dificuldade de fazermos isso sozinhos, então foi proposta uma parceria para que o empresário local possa usufruir das instalações de forma que todos saiam ganhando”, explica o presidente da associação. Nos próximos encontros, a APIMS está convidada a conhecer detalhes do MS Digital e apresentar seus posicionamentos. “Vamos ver como podemos contribuir pra que esse projeto seja de fato benéfico pra todo mundo”, finaliza Dário.

Associação de Provedores de Internet do MS.

Integrando novas tecnologias, ampliando conhecimento.

TOPO